Aumento abusivo do IPTU é suspenso com tiro no pé de Paulo Serra e solução do PT



A solução encontrada para revogar a atual Planta Genérica de Valores (PGV), na sessão desta terça-feira (6), da Câmara de Santo André, que trouxe para os munícipes aumentos abusivos e extorsivos no preço do IPTU a ser pago, mostra como a política pode reservar surpresas que ninguém espera. Mais uma vez o prefeito Paulo Serra (PSDB), e sua equipe, fez o serviço pela metade ao enviar um Projeto de Lei, que propunha apenas a suspensão do PGV para este ano, medida anunciada por ele na internet, sem que constasse a REVOGAÇÃO do mesmo, medida exigida pela população que se organizou para lutar contra o reajuste abusivo do tributo.
Diante deste quadro coube aos vereadores do PT emendarem a matéria estabelecendo a revogação da PGV no projeto, fazendo o que o Governo deveria ter feito na raiz do assunto, ou seja na elaboração do PL. O resultado foi no mínimo interessante: o governo tucano salvo de mais uma 'camisa de sete varas' pelo PT aos 45 do segundo tempo.

Sessão a Mil Graus
Em uma sessão tensa, que contou com uma Câmara lotada por pessoas que queriam a Revogação a todo custo da PGV, o que se viu foi uma aula de democracia participativa. É claro que, como em toda aula, muitas vezes os ânimos se exaltam, alunos discutem, promovem pequenas algazarras, etc. Mas o importante neste episódio é que a população ganhou com o que foi aprovado.

Tiro no Pé
Mais uma vez o governo Serra acabou mostrando sua fragilidade ao enviar um Projeto de Lei que não estava completo, e não atendia aos anseios do povo que tem lutado para não pagar um aumento abusivo, extorsivo e injusto. A matéria não trazia o que todos queriam, a Revogação da medida que tanto tirou o sono do andreense. Diante deste quadro, a bancada do PT e vereadores de oposição, como o sargento Lobo (SDD), se negavam a votar o Projeto que já tinha uma sessão extraordinária convocada pelo presidente Almir Cicote (PSB) afim de liquidar a fatura.

Imbróglio Jurídico
A verdade é que o Executivo Municipal já sabia que se propusesse a REVOGAÇÃO imediata da Planta Genérica de Valores entraria em uma roubada, como me explicou o vereador Eduardo leite (PT). Segundo o parlamentar, quando os vereadores aprovaram a Lei que estabeleceu a PGV, ano passado, acabaram revogando toda a legislação anterior, o que faria o município ficar sem lei neste quesito, impedindo a cobrança do IPTU de qualquer cidadão proprietário de imóvel em território andreense.

E agora quem poderá nos defender
No seriado Chapolin Colorado, a frase acima é dita quando os personagens se vêem em perigo. Mal sabia o governo tucano que quem o defenderia de um fiasco maior seria a bancada do PT. Queiram ou não, os críticos de plantão, a emenda apresentada pelos petistas fez com que o final desta 'pequena novela da vida privada' pudesse contar com a REVOGAÇÃO da medida que causou o aumento do IPTU em Santo André. Assim, o Projeto do governo foi aprovado com uma emenda do PT, a qual estabeleceu a REVOGAÇÃO da PGV a partir de 1 de janeiro de 2019. Como disse no início deste artigo "a política pode reservar surpresas que ninguém espera". O partido político acusado, pelo prefeito Paulo Serra, de ter quebrado a cidade, trazendo o caos, foi o que o livrou de mais um fiasco diante de uma população sofrida, irritada, organizada e disposta a ir até as últimas consequências para não sofrer a injustiça que o governo tucano tentou imprimir a ela.

Debates Acalorados
A sessão foi tumultuada. Vereadores tentando se explicar, fazer o seu trabalho em plenário, pessoas nas galerias se manifestando a cada momento, pedindo a Revogação Já, acusando os vereadores pelo aumento do IPTU, gritos, voz alta, transmissões pela internet, enfim a democracia em movimento. Coube então aos vereadores petistas, mesmo com intervenções do público, afirmar na tribuna que não votaram ano passo no aumento e agora apresentaram a solução esperada pelo povo que não veio do Ganinete do Prefeito como se esperava.

Piada Pronta
Em determinado momento, quando os vereadores estavam votando a matéria um amigo, que me reservo o direito de não dizer quem é, me fez a seguinte pergunta: "Montero será que dessa vez os vereadores leram o projeto? A resposta foi de bate pronto: "Só Deus sabe!". Essa manifestação reflete o que já disse em outros textos, muitos vereadores, nem todos, na maioria das vezes, votam naquilo que não entenderam, como já disse o vereador Fumassa. Infelizmente este é um retrato do Legislativo. Não são todos, mas alguns infelizmente agem assim.

Articulação Renovada
Saiu Bianchin entrou Doinizeti Pereira para fazer a articulação do prefeito junto aos vereadores. Conversei com Pereira que se disse tranquilo para cumprir a missão, visto que já foi vereador por 16 anos, ocupando inclusive a Presidência. Atuando nesta terça-feira, Donizeti se reuniu com os vereadores no Plenarinho e alinhavou a proposta petista para o PL do Executivo aprovado, na sequencia, em duas votações.

Atenção Continua
Cabe agora a população continuar de antenas ligadas sobre o IPTU. Com a medida aprovada ninguém na cidade irá pagar o aumento que foi proposto ano passado pelo prefeito e aprovado por alguns vereadores. Nem todos os 21 votaram com o governo Serra na época. Mas o importante a se destacar é que agora caberá ao prefeito Paulo Serra apresentar um novo projeto que estabeleça a nova PGV que irá vigorar a partir do ano que vem. Paulinho prometeu em público fazer uma grande discussão para o tema e enviar um projeto para aprovação que atenda os anseios da população. Assim, temos que ficar de olhos abertos para que as promessas virem realidade.

Lição a ser aprendida
Todo esse episódio nos indica algumas lições que devem ser aprendidas por todos. Para o Governo fica a dica: não pensem que a população continua sendo um cordeiro a ser conduzido e abatido. Muito pelo contrário, o andreense é um leão que no momento certo acorda e não dá mole. Para a população, vale lembrar que os governantes que buscaram o voto e subiram ao poder só estão lá porque o povo permitiu. Assim, quem agir errado tem que ser cobrado e deve corrigir suas ações em prol do bem da coletividade.

  
Galeria de Frases
Veja aqui o que alguns  disseram durante a sessão que Revogou o IPTU


vereador Pedrinho Botaro (PSDB - líder do governo)
"Essa indignação do IPTU, das distorções é de todos nós, o prefeito disse que é contrário as distorções"






Donizeti Pereira (secretário municipal e articulador do governo)
"Recebi essa missão do prefeito aqui e enquanto muitos dizem aqui é só lambança eu muito pelo contraio eu digo que voltar atras é um gesto de grandeza não é um gesto de pequenez"



Vereador Eduardo leite (PT)
"Uma lambança que gerou confusão na cidade inteira"







vereador Edson Sardano (PTB)
"O prefeito Paulo Serra voltou atrás e isso se chama hombridade"










vereadora Bete Siraque (PT)
"Quem fez a lambança foi o Paulinho Serra nós da bancada do PT estamos salvando a população de pagar um IPTU abusivo. O nosso propósito aqui é a população não o prefeito Paulo Serra"








vereador Sargento Lobo (SDD)

"Eu não consigo aceitar o populismo do prefeito Paulo Serra que saiu nos jornais cancelando todos os carnes da cidade, toda cobrança e isso não é uma atribuição legal do prefeito, tem que trazer tudo na lei, tem que ser cancelado em lei"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paulo Serra e a fritura nossa de cada dia

Conheça mais sobre o prefeito e o vice de Santo André